
Esta receita foi preparada com cogumelos produzidos em minha casa. Após uma visita à Feira da Primavera, em Vila Nova de Gaia, trouxe para casa um saco com um composto, onde os cogumelos crescem. A primeira produção deu cerca de 1 kg de cogumelos que eu cozinhei para os meus convidados. O sabor deste tipo de cogumelos é, sem dúvida, completamente diferente daqueles que se encontram no supermercado. Aconselho vivamente a sua compra e verão que vão fazer inveja aos seus amigos, que insistem em produzir nas quintas virtuais do facebook. Prometo com o tempo apresentar novidades relativamente às próximas colheitas.
Açorda
!000 kg de pão alentejano
250 de espargos selvagens
1 cebola picada
1/2 cabeça de alho picada
400 gr de tomate sem pele e grainhas
50 gr de coentros
Azeite
Faça um fundo com o azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione o tomate e refogue durante 10 minutos em lume brando. Acrescente os espargos selvagens previamente cozidos. Pique os coentros e acrescente 1/3 do pão. Envolva tudo muito bem e regue com o caldo. Repita a operação até que o pão acabe e a açorda tenha a consistência pretendida.
Caldo para a açorda
1lt de água
250 de coentros picados
10 dentes de alho picado
2 folhas de louro
100 gr de poejos
Leve todos os ingredientes ao lume durante 30 minutos e regue com um fio de azeite. Coe todos os ingredientes e aproveite o caldo para a açorda.
Redução de vinho tinto
500 ml de vinho tinto
!50 gr de açúcar
1 haste de tomilho
Ferva todos os ingredientes até que o vinho fique com um aspecto xaroposo.
Cogumelos
1000 kg de cogumelos seta
6 dentes de alho
2 cebola picadas
Azeite
Sal e Pimenta
Basílico
Aqueça o azeite no wok com um dente de alho esmagado. Quando o alho começar a queimar, rejeite-o e adicione os cogumelos, salteando-os sem parar de mexer. Tempere com sal e pimenta. Finalize com a cebola picada e o basílico.
Sirva a açorda acompanhada com os cogumelos e regue com a redução de vinho tinto.
Etiquetas: Vegetariano