quarta-feira, maio 20, 2009

Lulas grelhadas, tomate cereja confitado e pimento assados com rissoto de tomate


Molho de tomate

500 gr de tomate pelado
1 cebola
4 dentes de alho
Tomilho q.b.

Coloque todos os ingredientes numa assadeira, cubra com papel de alumínio e leve ao forno a 150º celsius durante 45 min.
Retire do forno e triture.

Rissoto

1 lt de caldo de legumes
Molho de tomate
1 cebola picada
3 dentes de alho
1 copo de vinho branco
Azeite


Leve um tacho ao lume com o molho de tomate. Junte o arroz e envolva tudo muito bem. Adicione o vinho branco e deixe evaporar. Junte o caldo de legumes até que o arroz fique coberto. Vá juntando mais caldo à medida que este vai sendo absorvido pelo o arroz. Repita a operação até que o arroz fique cozido (+/- 20 min.)

Lulas grelhadas

1 kg de lulas limpas
1 pimento vermelho, assado e picado
200 gr de tomate cereja
Coentros
Cebola picada
Alho picado
Limão
Sal e pimenta

Comece por confitar o tomate em azeite a 70ºc.

Grelhe as lulas em azeite bem quente.

Emulsione o azeite com o sumo de limão.

Envolva as lulas com os tomate cereja, o pimento, a cebola e o alho. Salpique com os coentros picados e regue com o azeite. Acompanhe com o rissoto de tomate.

Etiquetas: ,

12 Comments:

Blogger Luís Pontes said...

Original e imprevisto esse risotto a acompanhar um grelhado.

12:35  
Blogger FM said...

Bons olhos o vejam, caro LPontes.

Obrigado e um abraço.

21:12  
Blogger rui vitorino santos said...

muito boas a lulinhas, que bem que saberam.
aguardo grande repasto no almoço de domingo :)
ps. se for preciso um ajudante de cozinha conta comigo
ps1. não é todos os dias que se pode aprender a cozinhar de borla :-)

15:51  
Blogger FM said...

estas convocado, para fazer a sopa.

:-)

19:24  
Blogger rui vitorino santos said...

fazer sopa que coisa mais sem graça e simples. :-(

18:46  
Blogger FM said...

não penses dessa forma. a sopa marca o inicio da refeição, e a partir dai pensa o que quiseres. a sopa para mim assume um papel mais importante que a sobremesa. posso viver muito bem com uma má sobremesa mas se a sopa não for boa nem experimento o prato principal.

21:15  
Blogger Sérgio Garcês said...

Ainda não experimentei, mas garanto que o vou fazer. Tenho que concordar com o que o Filipe diz da sopa, até porque não precisa de ser uma etapa "sem graça" na refeição. Pode antes servir de porta grande para o preto principal, despertando os sentidos e aguçando o paladar. E é sem dúvida um sinal de alarme para percebermos se vale a pena insistir no que vem a seguir ou ficar por aí.

11:58  
Blogger pandoracomplexa said...

afinal não houve sopa :-(

21:49  
Anonymous Anónimo said...

Caro Chef Filipe

Parabens pelo conteudo e dedicacao.

Gostaria de lhe pedir ajuda no seguinte:

Onde posso comprar "sacos de vacuo", existe alguma loja ou empresa que comercialize ou ja e possivel encontrar nos hipermercados ?

Em relacao a maquina para cozer, algumas pessoas usam a Bimby (para controle da temperatura), mas devera haver outras alternativas para alem de mais economicas tambem mais especificas para a cozinha a vapor o que recomenda ?

1 ab

Cumprimentos,

Tiago Pereira
(Lisboa / New Jersey)

03:48  
Blogger Sérgio Garcês said...

Caro Tiago,

Tomando a liberdade de lhe responder, num blogue que não é o meu e se o Filipe me permite, encontrará com certeza sacos de vácuo (como demais utensílios e ingredientes) na loja da http://cozinheiros.info/ em frente à estação Roma/Areeiro em Lisboa. Penso que os possa encontrar em alguma grandes superfícies. Tem ainda várias máquinas de cozinha a vapor disponíveis no mercado com controlo de temperatura atendendo às suas necessidades e que são uma solução mais económica que a Bimby caso não pretenda o leque de soluçóes que esta oferece.

13:06  
Blogger Unknown said...

Caro Sergio,

Obrigado pela dica, fui ao site que indicou, e parece-me que ainda nao esta online, aproveitei e vi a versao em "castelhano".

Continuo com duvidas em relacao a maquina. Saltou a primeira vista a TM31 (bimby), embora esta maquina e um verdadeiro fenomeno "culto".

Gostaria de saber a tua opiniao (ou dos outros leitores) ese tens alguma maquina que recomendes ou usas a TM ?

A minha opiniao da TM e' um pouco adversa:
1. nao gosto da forma como e comercializada (tipo reunioes da Tapaware), alias e umas das razoes que penso que ainda nao se ve por estes lados (New Jersey) embora em Lisboa tenha alguns amigos que ja tem.
2. Para um produto de "massas/culto" acho um pouco dispendiosa.

Sera que estou errado e a melhor opcao para "culinaria/amadora" sera optar por ter uma ?

Comentarios, opinioes sao bem vindas.

Desculpem-me se estou fora do topico, mas tudo isto comecou com a receita de cozinha vapor do chef F :)

Cumprimentos,
Tiago

18:01  
Blogger FM said...

Caro Tiago,

Em relação á Bimby se podes comprar uma, aconselho-te efectivamente a adquirir uma. Embora já exista um produto no mercado, bastante similar e mais barato.

Em relação á cozedura a vácuo, podes utilizar uma técnica muito simples.

Começas por introduzir os legumes a carne ou que pretenderes para cozer a vapor dentro de um saco de plástico com um fecho. Colocas esse mesmo saco dentro de tacho com água deixando a boca do saco de fora. A pressão da água vai expelir o ar de dentro do saco, fechas o fecho e consegues desta forma reproduzir o feito de uma máquina de selagem. É claro que as condições não são as mesmas, mas caso não pretendes ter em casa mais um electrodoméstico ao qual não vais dar muita utilização esta é a solução mais eficaz.

Em relação á cozedura podes contornar bem a questão de duas formas. Podes colocar um tacho com água no forno, regulas a temperatura pretendida colocas ai dentro o saco com um peso por cima e consegues desta forma contornar este problema.

A segunda é que existem no mercado algumas fritadeiras que podes regular para baixa temperatura, embora nunca tenha experimentado esta última, pode ser sempre uma solução.

Um abraço,

FM

19:53  

Enviar um comentário

<< Home