segunda-feira, março 24, 2008

Sabayon de champanhe e framboesas




Sabayon

6 gemas de ovo
100 gr de açúcar
15 cl de champanhe branco

Misturar, com a batedeira, as gemas e o açúcar até ficar tipo espuma. Juntar o champanhe e colocar em banho-maria, sem parar de bater. O creme deverá crescer o dobro do seu volume.
Retirar o recipiente do banho-maria e colocá-lo sobre um recipiente com água gelada, batendo sempre, até que o creme arrefeça.

Geleia de framboesa

10 framboesas
4 colheres de sopa de água
4 colheres de açúcar

Leve um tacho ao lume com todos os ingredientes. Quando ferver, baixe o lume e deixe cozinhar mais 8 min.

Numa taça individual coloque o sabayon, enfeite com 8 framboesas e verta um pouco de geleia. Repita até terminar o creme.

Leve ao frigorífico a refrigerar.

Etiquetas:

18 Comments:

Blogger pandoracomplexa said...

que nome tão "chunga/metafórico" para uma coisa tão boa e tãoooooooooooooooooo doce.

23:47  
Blogger Nysa said...

eu acho o nome sabayon bem nobre e com champanhe deve ficar muito bom. ai que comia já uma tacinha! beijocas

09:51  
Blogger Isabel (pipoka) said...

Que venham mais sobremesas!

13:09  
Blogger pandoracomplexa said...

os gulosos começam a manifestar-se chefe.

22:01  
Blogger FM said...

é sinal que estão a gostar.

23:19  
Blogger FM said...

sabayon, é como alguém um dia disse: "é retro/chic/pop".

23:25  
Blogger pandoracomplexa said...

fui eu que disse isso? não me lembro, mesmo assim não concordo com pandora left, sabayon é nome de sobremesa mítica e bastante aristocrata, existe a versão italiana zabaglione (a que conhecia), mas acho que não é bem a mesma coisa. Só para entendidos que frequentam os melhores locais de palato!

10:29  
Blogger colher-de-pau said...

Parece-me delicioso!
Já copiei para fazer num próxima jantar de amigos!

13:39  
Blogger Luís Pontes said...

Parab�ns pelos 100 posts deste que vai sendo, cada vez mais,pela sobriedade e qualidade, um Blog de refer�ncia.

Lu�s Pontes

13:53  
Blogger pandoracomplexa said...

meus deus right pandora "Só para entendidos que frequentam os melhores locais de palato!" tanta "cagunfa" como se diz na minha terra...obrigado wikipédia por o teres ajudado a dar nas vistas.

18:31  
Blogger FM said...

muito bem right pandora. para procurar o que quer que seja na wikipédia, é preciso saber o que se procura.

obrigado Luis Pontes, pelo seu elogio.

colher-de-pau, experimente que é de facto delicioso.

19:37  
Blogger pandoracomplexa said...

difamação!!!! toda a gente conhece o sabayon, não é preciso ir à wikipedia

23:12  
Blogger FM said...

excepto a left pandora. as únicas palavras que ele conhece na cozinha é: rui, o jantar esta na mesa.

lol

lol

20:39  
Blogger pandoracomplexa said...

FM. és um mentiroso e caluniador

09:39  
Blogger burrita said...

SABAYON??????
Fogo, sócio, tás-te a esmerar!

19:17  
Blogger FM said...

tem que ser... é a nova fase da nouvelle cuisine,

18:49  
Blogger pandoracomplexa said...

tá parado, muito parado.

16:32  
Blogger Jorge Ramiro said...

Essa cozinha é requintada. Obrigado por compartilhar sua experiência e sabedoria com todos nós. Também vejo que é fácil de preparar. E é delicioso. Eu comi uma sobremesa como esta em la caballeriza. Eu gosto muito das sobremesas, então eu também gosto muito de seu publicaciones. Espero você continue com mais posts como este. beijos

16:29  

Enviar um comentário

<< Home