sábado, setembro 02, 2006

Lasanha de legumes



6 tomates cortado aos cubos
2 cebolas picadas

Num tupperware marinar o tomate e a cebola. Acrescentar um pouco de vinagre balsâmico previamente fervido. Reservar.


Molho de tomate

2 latas de tomate pelado ou
1 kg de tomate maduro sem pele e grainhas
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
Coentros
Tomilho
Meio pimento vermelho cortado
1 colher de café de açucar
Azeite

Refogar a cebola e o alho no azeite. Se preferir pode juntar um pouco de chouriço.
Juntar o tomilho, os coentros, pimento, sal e pimenta, refogar mais um pouco, acrescentar o tomate e deixar refogar até o líquido evaporar e o molho engrossar. No fim polvilhar o molho com o açucar e mexer, passar na varinha mágica.


Molho Bechamel

75g de manteiga
400ml de leite
2 colheres de sopa de farinha

Colocar a manteiga num tacho a derreter, juntar a farinha e mexer com a ajuda de uma vara de arames, acrescentar o leite lentamente sem parar de mexer. Quando o molho engrossar, tirar do lume (se não conseguir fazer o molho pode comprar já feito). Misturar 1/3 deste molho ao molho de tomate e reservar o resto.


Recheio

1 courgete (com casca) cortada as rodelas
500g de bróculos cozido e cortado
200g de ervilhas, milho e pimento (mistura)
300g de cogumelos frescos laminados

Cobrir um tacho com azeite e aquecer. Juntar a courgete, polvilhar com alho em pó e temperar. Deixar refogar até a courgete estar meia cozida, retirar do tacho e guardar. Colocar um fio de azeite no mesmo tacho e repetir a mesma operação com os bróculos, depois com os pimentos e por último com os cogumelos. Se usar legumes congelados é conveniente descongelar previamente.

Misturar todos os ingredientes, cobrir o fundo de um tabuleiro com um pouco de molho de tomate, colocar uma camada de massa seguida de outra de legumes e cobrir com molho de tomate. Repetir a operação, terminar com uma camada de massa e cobrir com o restante bechamel. Polvilhar com queijo ralado, oregãos e levar ao forno a 200º (+/- 20m).
Para verificar se a massa está cozida, espetar um palito.

Etiquetas: